Home: lubrificantes-graxas-oleos.com - No mundo da lubrificação
Produtos: Molykote, Krafft, Rhenus, Tunap e Lumobras

.

 
  Óleos
 
  hidráulicos
 
 
  Lubrificação
 
  de correntes
 
  de parafusos
 
  de rolamentos
 
 
 
 
  Web-Catalogo
 
  01, 02, 03, 04, 05
 
 
 
 
 
 


Lubrificação de correntes

1.1 Condições de lubrificação

Através da alta pressão superficial e baixas velocidades de deslizamento, a formação da película lubrificante hidrodinâmica somente é possível através do deslocamento lateral do lubrificante. Devido a isso, as correntes trabalham, na sua maioria na faixa do atrito misto, exceto, sejam alimentadas continuamente com excesso de lubrificante sobre o ponto do contato de atrito. Através da aplicação de lubrificantes especiais, pode ser reduzido o contato metal-metal e assim será reduzido ao mínimo o desgaste.

1.2 Tipos de lubrificantes

Óleos minerais ou sintéticos
Os óleos minerais somente podem ser usados até uma temperatura de no max. 120ºC pois a partir desta temperatura aparecem efeitos de resinificação que podem influenciar a flexibilidade da corrente. Acima desta temperatura devem ser usados óleos sintéticos.


Como os óleos lubrificantes escorrem, mesmo tendo aditivos de aderência, recomenda-se o uso de produtos com carga de lubrificantes sólidos ( grafite coloidal,  bissulfeto de molibdênio etc.) para garantir uma lubrificação de emergência.


Graxas lubrificantes 

Recomenda-se o uso de graxas diluídas em solventes para facilitar a penetração para dentro dos elos da corrente. Após da evaporação do solvente a graxa também proporciona uma vedação contra pó e não migra para fora como no caso de uso de óleos. Graxas a base de óleo mineral podem ser aplicadas até uma temperatura de 120ºC e acima devem ser usadas graxas a base de óleo sintético.

Vernizes lubrificantes

Quando forem exigidas além de altas pressões superficiais, também proteção contra corrosão, pinos e buchas podem ser revestidas com AF-Coatings ( Anti-Fricção). Estes vernizes lubrificantes garantem uma proteção adicional ao desgaste. Com isto, aumenta-se a vida útil da corrente. O revestimento dos pinos de correntes e buchas deve ser feita antes da montagem no fabricante.

 
 
  TUNAP
 
  Aditivos
 
  +gasolina
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lumobras Lubrificantes Especiais Ltda., Alameda Amazonas, CEP 352 06454-070 Barueri - SP - Sao Paulo - Brasil

Em caso de duvidas : Fone (11) 4133-4004 ou (11) 4191-4584 )  e-mail:clique aqui